terça-feira, 26 de agosto de 2014

Recife-Salvador: do voo ao check-in

Se você está chegando agora ao blog, confira o nosso Roteiro em Salvador. ;)

Saímos pela manhã do simpático Aeroporto de Recife a bordo de um avião da Gol e, após cerca de 1 hora apreciando o azul do céu e do oceano, chegamos ao Aeroporto de Salvador

Vitrine no Aero de Recife, com a bandeira de Pernambuco feita de fuxico, camisetas estampadas com os guarda-chuvas de frevo, a tradicional bandinha que também aparece nesse post aqui e uma bonequinha cangaceira.
Depois de conhecer outros aeroportos, posso dizer que acho o de Recife muito bom.
Créditos: Rafa

Tenho certeza de que o céu e o mar namoram. O que mais justifica o fato de, apesar dos tons diferentes, formarem um só azul? Você não sabe quando termina um para começar o outro!

Vitrine no Aero de Salvador. As fitinhas verde-amarelas do Bonfim escondem o berimbau que está pendurado na parede. Bonequinhas de barro observam os turistas passarem.

Havíamos planejado decidir pelo transporte até o hotel no próprio aeroporto. Nas nossas pesquisas, sabíamos que existiam as seguintes opções:

• Ônibus comum (você pode pesquisar os busões de SSA no MeuBuzu).
Barato (R$ 2,80).
Contras:
Desconfortável para quem está com malas.
Percurso longo para quem não vê a hora de começar a colocar o roteiro em prática!
  • Ônibus executivo.
Prós:
Confortável, com espaço para bagagem e ar condicionado.
Passa somente na região hoteleira, diminuindo o percurso.
Mais barato do que o táxi.
Contras:
Caro para um ônibus que faz um percurso tão curto (R$ 28, enquanto o executivo Recife-Porto de Galinhas custa cerca de R$ 10).
Essa linha foi criada para a Copa, existem poucas informações sobre ela na internet e, pelo que soube ao ligar para a Transalvador, só funciona até setembro deste ano.

Prós:
Percurso mais rápido e tem táxi a todo momento.
Confortável, com ar condicionado e música boa tocando no rádio.
Você não precisa se preocupar com o valor final da corrida. Não importa se o trânsito está pesado ou se o percurso escolhido pelo taxista dá mais volta, as tarifas são tabeladas por bairro e pagas no guichê da empresa.
Contras:
Muito caro. Aeroporto-Ondina/Ondina-Aeroporto de táxi nos custou o mesmo que as passagens Recife-Salvador/Salvador-Recife de avião.

• Táxi comum.
Prós:
Mesmo conforto e rapidez do táxi especial, por um preço provavelmente mais baixo, já que roda com taxímetro.
Contras:
Dependendo do trânsito, pode sair o mesmo preço do táxi especial, com a diferença de que talvez você fique se preocupando com o valor final da corrida, em vez de relaxar e curtir a paisagem da janela.

Ao descermos as escadas rolantes da área de desembarque, encontramos os guichês do ônibus executivo e das companhias de táxi especial.

Pensamos em escolher o executivo, mas, como tínhamos pouco tempo em Salvador e teríamos que esperar 40 minutos pelo busão, optamos pelo táxi.

A moça do guichê nos informou que havia um ponto de táxi da empresa dentro do Othon e que, se comprássemos a ida e a volta, teríamos 15% de desconto no valor da volta. Achamos que, com os engarrafamentos, o táxi comum sairia pelo mesmo valor, então desembolsamos os R$ 218 solicitados.

Ao contrário do esperado, não pegamos praticamente nenhum trânsito durante toda a nossa estadia e, provavelmente, o valor da corrida com taxímetro teria sido inferior. Em uma próxima vez, vamos optar pelo táxi comum!

O aeroporto fica em Lauro de Freitas, então é afastado de quase tudo do centro de Salvador, mas eu estava tão empolgada com a cidade que nem me dei conta da distância.

Fomos muito bem recebidos no Othon e, embora o check-in fosse às 15h, fizemos antes do meio-dia, sem nenhum custo adicional.

Minha dica de ouro para hospedagem em Salvador!
Créditos: Rafa

Gostou do blog? Siga no Instagram: https://instagram.com/roteirosdarafa/ ;D

Leia também:

1. Oi Rafaela,

estou indo a Salvador no próximo fds, com hospedagem também no Oton. Você pode dar alguma dica do roteiro que fizeram? deixa eu só confirmar: o táxi foi mesmo 218? Não seria mais barato alugar um carro? obrigado.

gbat

1. Olá, gbat!
      Ainda não tive tempo de postar o roteiro detalhado no blog, mas, como sua viagem é no próximo fds, vou fazer um "resumo" aqui pra te ajudar, depois me conta como foi. =)
      Como vc já deve ter visto nos outros posts, recomendo o Othon. Dentre as qualidades, destaca-se a localização, tanto p/ quem aluga carro, quanto p/ quem depende de táxi/ônibus.
      O valor de 218 reais corresponde ao valor tabelado para o táxi especial Aero-Ondina e Ondina-Aero, tendo 15% de desconto na volta, por ser pago no momento da ida. Como não pegamos trânsito em Salvador, teríamos gasto menos com o táxi comum, que pode ser pego nas proximidades do aeroporto e roda com taxímetro. O aluguel do carro, financeiramente, compensa MUITO MAIS. Meus pais alugaram um carro qdo estiveram em Salvador e pagaram R$ 201,72 por 3 diárias que, com as taxas, totalizaram R$ 334,45. Dirigiram não só por Salvador, mas também pelas praias do Litoral Norte. Dizem que o trânsito de Salvador é mto pesado, mas eles não tiveram estresse. Atenção: no mês seguinte, ocorreram problemas por uso indevido do cartão e, pelo fato de a locadora pedir mtos dados do cliente no momento da locação, eles atribuíram ao descuido da empresa com esses dados.

2. Sobre o roteiro, a melhor parte!
      1º dia: Chegamos no final da manhã ao Othon e pegamos um táxi (R$ 7) p/ almoçar na Barra. Escolhemos o Caranguejo do Porto, p/ ver o mar e o Farol do 2º andar. Pedimos a moqueca de camarão, mto bem servida, que custou R$ 80-90 para "2 pessoas", mas serviria até 4! Dali, caminhamos p/ o Farol da Barra que, sem dúvida, deve ser incluído no seu roteiro: vc pode visitar o Museu Náutico e subir até o alto do Farol. A vista é bonita em qlqr hora do dia, mas vc pode ficar p/ curtir o por do sol. Fomos conferir o por do sol em outro canto famoso: o Solar do Unhão. Pra quem curte, é lá que funciona o Museu de Arte Moderna. O por do sol foi lindo, mas acho que o do Farol teria sido igualmente encantador. Gostamos do crepe de chocolate (R$ 14) no Solar Café.
      2º dia: Como não alugamos carro e tínhamos pouco tempo na cidade, pegamos o Salvador Bus na parada em frente ao Othon. É um ônibus turístico de dois andares com paradas no Mercado Modelo (1h35min), Sorveteria da Ribeira (15min), Igreja do Bonfim (15min), Memorial Irmã Dulce (15min) e, dependendo do horário, Salvador Shopping (50min). Antigamente, parava no Farol, mas, devido à reforma da orla, estão indo direto para o Mercado Modelo. A tarifa custa 50 reais, vc recebe uma pulseira (que escondemos debaixo dos relógios de pulso, p/ não chamarmos atenção ao descermos do ônibus) e, se quiser ficar mais tempo nas paradas, pode pegar o próximo Bus s/ custo adicional. Pegamos o ônibus às 10h40 (confira os horários no www.salvadorbus.com.br) e estendemos nossa parada no Mercado Modelo para subir ao Elevador Lacerda. Dica preciosa: entre no Palácio Rio Branco (na saída do Elevador, à direita) para curtir a vista incrível com segurança e tranquilidade. Não quisemos conhecer o Pelourinho, pois não tínhamos muito tempo e não queríamos nos aborrecer com o assédio aos turistas. Almoçamos no Camafeu de Oxossi, dentro do Mercado Modelo e, embora eu tenha lido muitas críticas pela lentidão do atendimento, gostamos: a moqueca de peixe vermelho chegou em 15min, estava muito boa e custou R$ 50-60, com vista para o mar. Os 15min de parada foram suficientes p/ Ribeira, Bonfim e Memorial e o bus leva de volta ao hotel. Uma das coisas legais do Salvador Bus é ver a cidade do 2º andar do ônibus: nos proporcionou fotos mto bonitas! Jantamos no Lafayette, no Marina Gourmet, pois queríamos um lugar romântico, bacana e com vista pro mar. A conta foi salgada, mas, de vez em quando, merecemos uma extravagância. :)
      3º dia: Fomos p/ a Praia do Porto da Barra. É bem pequena, vc paga para usar as cadeiras de praia e as bebidas são caras. Negocie para conseguir valores mais em conta, se quiser ficar pela praia. Se não, fotografe os barquinhos e pronto! Depois, almoçamos no Othon e comemos acarajé (R$ 7) no Aeroporto.
      Outras dicas: meus pais provaram o famoso acarajé da Dinha (R$ 7), no Rio Vermelho, mas vc encontra outros acarajés saborosos por Salvador. Dentre as praias do Litoral Norte, eles recomendam as piscinas naturais de Itacimirim na maré baixa e a vista dos barquinhos com acarajé na Enseada da Espera, embora tenham passado por Imbassaí e a badalada Praia do Forte.
      Espero que aproveite as dicas e curta bastante Salvador!

Tire suas dúvidas e compartilhe seus relatos, viajante =)