quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Pés no calçadão, Copacabana

Se você está chegando agora ao blog, acompanhe o roteiro desde o início, lendo Roteiro no Rio de JaneiroRecife-Rio: do voo ao check-inDe boa na Lagoa Rodrigo de FreitasMeu bairro: Tijuca :) e San Remo, o jantar romântico ideal. :)

Depois do maravilhoso café da manhã do Ibis, pegamos o metrô, descemos na Estação Siqueira Campos e, após poucas quadras, estávamos com os pés no famoso calçadão de Copacabana.

Os tijolinhos pretos e brancos mais conhecidos do mundo!
Créditos: Rafa (set/13)

A manhã começou nublada, mas foi se tornando cada vez mais azul. Caminhamos pela orla apreciando a linda vista.

Copacabana, "princesinha do mar".
Créditos: Rafa (set/13)

Com direito a mergulho - embora as águas não sejam das mais limpas - e água de coco em um dos modernos quiosques.
Créditos: Rafa (set/13)




Dessa vez, não passamos em frente ao famoso Copacabana Palace, mas fica aqui o registro para vocês conferirem.
Créditos: Lulu (foto de 2005)

Seguimos em direção ao Forte de Copacabana, que funciona de terça a domingo, incluindo feriados, das 10h às 18h (Museu, Fortificação e Exposições) e das 10h às 20h (Área Externa, Cafés e Loja). O ingresso para adultos custa 6 reais; para estudantes e maiores de 60 anos, 3 reais. Militares, maiores de 80 anos e menores de 10 anos são isentos. 

O Forte abriga o Café 18 do Forte e uma disputada filial da Confeitaria Colombo, exposições temporárias, loja de lembrancinhas, cúpula de canhões e o Museu Histórico do Exército. Além disso, apresenta uma programação artística e cultural, que você pode conferir no site oficial. Tudo com um belo cenário para o seu passeio. 

À esquerda, vista do Forte a partir do calçadão;
à direita, entrada do Forte, que se localiza ao final da Praia de Copacabana.

Créditos: Rafa (set/13)

Certa vez, estava ocorrendo exposição e venda de orquídeas no Forte.
Adquirimos esse exemplar para florir a nossa casa.
No ano passado, a exposição era sobre o Cristo Redentor.
Créditos: Lulu (foto de 2009)

À esquerda, a luneta panorâmica do Projeto Visada, ação do Exército que permite contemplar a paisagem de maneira diferente a partir dos Fortes do Rio. À direita, o Pão de Açúcar parecendo mordido, visto a partir do Forte. ;)
Créditos: Rafa (set/13)

Paisagens vistas a partir da cúpula dos canhões. À direita, você pode ver a praia em continuidade com o Arpoador.
Créditos: Rafa (set/13)

Lindo item do Museu Histórico do Exército.
Créditos: Rafa (set/13)

Na outra ponta do calçadão, quando a praia passa a se chamar Leme, localiza-se o Forte Duque de Caxias (ou Forte do Leme), também aberto à visitação de terça a domingo, das 9h30 às 16h30. O passeio proporciona uma das mais belas vistas da cidade, após uma caminhada de 800m numa estrada de paralelepípedos arborizada. Em 2010, depois que eu havia me mudado do Rio, ele foi revitalizado, contando agora com um memorial a Caxias e exposições. A entrada custa 4 reais, estudantes pagam meia e maiores de 60 anos, menores de 10 anos, militares e dependentes tem isenção. A visita é gratuita às terças. Por enquanto, fico devendo a foto.

Após a visita ao Forte de Copacabana, fomos almoçar no Restaurante Mondego. Localiza-se na Av. Atlântica e tem um preço amigo, o que justifica a nossa escolha. ;) Pedimos uma porção de manjubinhas fritas - aprovadas! - e... tchan, tchan, tchan... rãs fritas ao alho e óleo. :D Quem torceu a cara para o exótico deve ficar sabendo que o prato é muito saboroso! Dê uma chance!


À esquerda, as manjubinhas, acompanhadas de uma pasta saborosa; à direita, as rãs fritinhas! :P
Créditos: Rafa (set/13)

Copacabana estava fantástica, mas, já que a viagem é curta, temos que seguir a programação do dia. Próxima parada: Bondinho! Fique ligado nas postagens! ;)


Continua lindo!
Créditos: Rafa (set/13)

Gostou do blog? Siga no Instagram: https://instagram.com/roteirosdarafa/ ;D

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tire suas dúvidas e compartilhe seus relatos, viajante =)
Obrigada!