terça-feira, 22 de julho de 2014

Recife-Rio: do voo ao check-in

Se você está chegando agora ao blog, veja a lista de postagens relacionadas em Roteiro no Rio de Janeiro. :)

Planejamento prévio:
  • Sobre as passagens: compramos as passagens de ida pela TAM e escolhemos um voo que chegaria de manhã bem cedo. Algum tempo depois, recebemos um email com uma mudança no horário e passaríamos a chegar no meio da madrugada.
  • Sobre a hospedagem: escolhemos o Ibis Botafogo, leia mais aqui.
  • Sobre o transporte aeroporto-hotel: como o Galeão é distante de Botafogo (e de quase tudo), pensamos que o táxi sairia caro. Por isso, optamos por pegar um ônibus do Galeão ao Santos Dumont e, de lá, um táxi para o hotel.
Proporção de espaço na mala! :P
P.S.: Amor, ainda não consegui desenhar seu cabelo, mas espero que você ache que ficou melhor do que no de Porto.

O voo
Embarcamos à noite no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, localizado na Imbiribeira, próximo ao bairro de Boa Viagem. O voo durou cerca de 3h, durante as quais eu dormi a maior parte. :D Para os com alma gordinha (nós!), o bom do voo foi que tivemos direito a um lanchinho, mesmo sendo de madrugada; para os que gostam de esticar um pouco as pernas (nós de novo!), o ruim do voo foi que a aeronave era bem apertada. Desembarcamos no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antônio Carlos Jobim, localizado na Ilha do Governador.

Bonecos de barro do artesanato pernambucano presentes no Posto de Informações Turísticas do Aeroporto de Recife.
Créditos: Lulu

A espera no Galeão
O aeroporto estava movimentado e com parte do comércio aberto, mesmo sendo umas três da manhã. Demos uma volta, cochilamos, nos informamos sobre a parada do busão (fácil de encontrar!) e esperamos amanhecer para pegar o ônibus para o Santos Dumont.

Linhas de ônibus rodoviário com ar com saídas do Galeão.
Fonte: Real Auto Ônibus, acessado em 21/07/14

Do ônibus para o táxi
Pegamos a linha 2145 bem cedo e vimos o Rio acordando no caminho, foi bem legal. :) Não demorou para chegarmos ao Aeroporto do Rio de Janeiro - Santos Dumont
Existem cooperativas de táxi que operam nos aeroportos e o viajante tem a opção de utilizar o taxímetro ou comprar um "voucher" com tarifas tabeladas por percurso. Confira os valores atualizados para o táxi comum e para o táxi especial.
Depois de analisar os preços, achei que os 20 reais para Botafogo seriam equivalentes ao valor cobrado com taxímetro (e o Calculador de Tarifa de Táxi confirma!) e escolhi, por comodidade, comprar o "voucher" no guichê da empresa.

Nossa conta com os valores atualizados seria:
Apenas táxi:
  • Valor tabelado Galeão-Botafogo no táxi convencional com bandeira 1: R$ 52
Táxi e ônibus:
  • Tarifa do ônibus Galeão-Santos Dumont: R$ 12
  • Valor tabelado de táxi Santos Dumont-Botafogo: R$ 22
A economia depende do número de pessoas que dividirão o táxi com você.

Para saber mais sobre o transporte no Rio, leia também Táxi, busão e metrô no Rio. ;)

Check-in
Assim que chegamos ao Ibis, fomos muito bem recebidos. Como sabíamos que chegaríamos cedo, havíamos entrado em contato com o hotel anteriormente para sabermos se havia um maleiro para guardarmos as bagagens até a hora do check-in (para que a gente pudesse começar imediatamente a passear pela cidade sem se preocupar com as malas).
Contudo, assim que pagamos as diárias, sem cobranças adicionais, fizeram nosso check-in. (Nem precisamos pedir.) :)
Como o café da manhã era pago à parte, podíamos escolher ficar no hotel ou procurar uma padaria próxima. Escolhemos o café do hotel e a foto mostra que valeu a pena! ;)

Nada melhor do que começar o dia com esse café da manhã caprichado, delicioso e variado!
Créditos: Rafa

Para saber mais sobre a nossa estadia, leia também Ibis Botafogo: a melhor escolha. :D

Mico no aeroporto:
Certa vez, estava aguardando parentes no aeroporto de Recife e, para passar o tempo, decidi passear pelas lojinhas. O problema é que as lojinhas que eu estava procurando eram, na verdade, do aeroporto do Rio. Então, perguntei à segurança "onde estava o resto do aeroporto", ao que ela me informou que o "aeroporto estava todo ali, oras". Só me dei conta da confusão muito tempo depois!

Vocês já tiveram que esperar muitas horas no aeroporto? O que fizeram para passar o tempo?